junho 12, 2011

Cortinas e revestimentos têxteis

Cortinas e revestimentos têxteis

por Maristela Gorayeb
A decoradora Maristela Gorayeb vai ensinar nesta aula por que é importante vestir as janelas, a escolher os tecidos, quando usar persianas e como usar revestimentos têxteis em paredes e móveis.

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera foi fundado em 1954 e atualmente é o parque mais visitado de São Paulo. O projeto arquitetônico coube a Oscar Niemeyer e o paisagístico a Roberto Burle Marx. Considerado um dos maiores centros de lazer da cidade, além das pistas de caminhada, o parque conta com ciclovias e 13 quadras iluminadas, tudo integrado à área cultural.

Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, tel. (11) 5573-4180
Moema, São Paulo, SP
Funcionamento: todos os dias, das 5h às 24h
Acesse o site para consultar os mapas das pistas e se informar sobre os eventos que acontecem no parque.

Principais tópicos desta aula

  • As cortinas arrematam a decoração, dão privacidade aos ambientes e filtram a luz criando efeitos luminosos.
  • Tendência: tecidos transparentes, de preferência os de fibra natural, como seda, algodão e linho. Os modelos devem ir do teto ao piso – arrastando-se inclusive pelo chão para realçar seu caimento – e de parede a parede.
  • Quando há pouca área disponível para cortina a melhor solução é usar persianas. Elas podem ter exatamente o tamanho da esquadria e para conseguir um visual mais leve, aposte nas de fibra natural. Persiana e cortina na mesma janela já saiu de moda.
  • Tecidos nas paredes: seda feita em tear manual, linho e tecidos mistos de algodão com seda e de linho com seda. Instalação: os panos precisam ser dublados para evitar que as tramas se deformem. As duas formas mais comuns de ter tecido na parede é colá-lo diretamente na alvenaria ou sobre espuma adaptada num MDF, num efeito de capitonê.
  • Para salas de TV: cortinas de seda de trama fechada, em cor mais forte, ou veludo molhado. Quanto mais franzidas e fartas em pano, melhores serão as condições acústicas.
  • Cortinas estampadas só podem ser usadas em ambientes neutros. Padrões geométricos e florais delicados não cansam com facilidade, portanto são boas escolhas para salas e quartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário