junho 15, 2011

Aula 5Combinações: clássicas e inusitadas

Aula 5
Combinações: clássicas e inusitadas
Por Antonio Ferreira Jr.
O arquiteto Antonio Ferreira Jr. revela nesta aula composições de cores infalíveis. Algumas jamais saíram de moda, outras são frutos de ousadias, mas sempre fundamentadas em estudos cromáticos e no bom-senso. Em seu aconchegante escritório, ele fornece ótimos subsídios para quem quer combinar, em casa, a vasta gama de tons que hoje estão à nossa disposição.
Principais tópicos desta aula
Escada comportada: azul, branco e vermelho. Essa trinca, típica da decoração clássica francesa, muito apreciada nas ambientações provençais. Quem é romântico, pode apostar na mescla do rosa, verde e lilás, sempre clarinhos.
Mas, se você quer fugir de composições previsíveis, uma saída interessante é combinar tonalidades quentes.
O pulo-do-gato para não errar nas combinações mais ousadas é fazer testes de compatibilidade entre as tonalidades que se pretende usar.
Todas as cores apresentadas nas cartelas de tintas tendem a escurecer depois de pintadas na parede. Portanto, para não ter surpresas desagradáveis, compre a tinta sempre um tom abaixo da que você gostou.
Hoje, o verde-garrafa e o turquesa, sucessos em edições passadas da Feira de Milão, na Itália, estão em evidência.
Outra sugestão diferente, que também dá bom resultado, é juntar o fúcsia (nuance forte, parecida com o rosa pink) com azuis turquesa e piscina.
Para paredes com quadros, esqueça o branco. Saiba que o cinza-rato realça muito mais as obras de arte.
Para aqueles que gostam de composições vibrantes, vale investir no casamento do vermelho-coral (para dar certo, tem que ser exatamente esse o tom) com o azul.
Em alta na decoração, os móveis de plástico estão supercoloridos. Geralmente em tons vibrantes, como o amarelo-gema, o roxo, o rosa pink, o laranja e os verdes, eles aparecem em cadeiras, bancos e até sofás

Nenhum comentário:

Postar um comentário