junho 15, 2011

Aspectos técnicos da cor

Aspectos técnicos da cor
Por João Carlos de Oliveira Cesar
Experiente em passar seu conhecimento de maneira didática e ilustrativa, João Carlos de Oliveira Cesar nos presenteia com uma aula esclarecedora, apresentando importantes aspectos da teoria das cores. Guarde bem as informações, pois este pode ser o primeiro passo bem dado em direção a um ambiente tão vivo quanto equilibrado.
Principais tópicos desta aula
Basicamente, cor é luz. As tonalidades que vemos, na verdade, é a interpretação de como nosso cérebro capta a luz.
Para haver harmonia nas cores da casa, o grande segredo é combinar tonalidades com o mesmo nível de saturação e de luminosidade, dessa forma qualquer matiz pode ser usado.
É possível alterar a cor por meio do brilho, da textura e do tamanho da área onde ela será empregada.
Como no catálogo de tinta as nuances ficam muito próximas uma das outras, para contornar o problema, um bom truque é isolar a cor escolhida dentro de um quadradinho feito numa cartolina cinza.
Você sabia que cada lâmpada dá uma resposta diferente ao mesmo matiz? Somente a luz do dia nos mostra a cor como ela realmente é. As incandescentes são as que mais se aproximam da realidade.
Esse matiz surgiu para designar o branco ideal para usar em ambientes. Sabe-se que o branco puro é desaconselhável em locais como salas e quartos, pois se trata de uma cor muito forte, intensa, fria e impessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário