junho 15, 2011

A cor por ambiente

A cor por ambiente
Por Flávio Butti
Em seu escritório, o arquiteto Flávio Butti deu uma saborosa aula sobre as cores mais indicadas para cada espaço da casa. Abordando aspectos que vão da personalidade do morador ao tamanho da área, ele fornece explicações numa linguagem simples e esclarecedora.
Principais tópicos desta aula
As cores transmitem emoções de forma pessoal, isto é, nem todos reagem igual frente a mesma tonalidade, porém aspectos culturais têm grande influência em nossas escolhas.
Há dois grupos cromáticos dominantes. Cores quentes e fortes: sua principal característica é dar aconchego ao local, pois reduzem visualmente o espaço, passando a impressão de proximidade. O outro grupo pertence às cores frias e claras também conhecidas por tranquilas. Estas tendem fazer os ambientes parecer maior, pois sua suavidade transmite leveza e amplitude.
Para pessoas agitadas e hiperativas, o mais indicado é conviver com cores claras, o que não quer dizer monótonas, como tudo branco. Por outro lado, quem é do tipo calmo, um estímulo com tons mais carregados vai bem. Aos que têm doses equilibradas desses dois padrões, a receita é contrabalançar nos ambientes nuances fortes e suaves.
Independente do tamanho do ambiente, um teto branco sempre é mais adequado. Quando claro, o forro proporciona melhor luminosidade ao espaço, uma vez que reflete a luz natural e artificial existente no cômodo.
Ciente das melhores opções para cada ambiente, elabore a sua própria cartela de cores e as distribua mentalmente pelos itens da decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário