junho 15, 2011

Uma vez uma amiga minha veio aqui na Jardinaria e comprou um presente para outra amiga, quando a vendedora trouxe o presente embrulhado ela falou: “Nossa, que lindo, ela vai amar!”. Aí eu perguntei meio irônica: “Ela vai amar depois que abrir, né?!”. E ela, bem séria, respondeu: “É que eu sou louca por embalagens, quando ganho um presente mal embalado ou com embrulho feio não tenho nem vontade de abrir, mas se a embalagem for linda, eu já fico toda animada e abro com o maior cuidado pra não estragar.”
Eu não tenho essa adoração por embalagens não, mas confesso que morro de dó de rasgar um papel de presente quando ele é bonitinho. Fico pensando que é uma pena que aquilo vá para o lixo e não tenha mais qualquer serventia. E conheço outras pessoas que têm o mesmo sentimento que eu. Se você é uma delas, ou é apaixonada por embrulhos {como a minha amiga}, vai adorar conhecer melhor o Furushiki.
Pois bem… furoshiki é uma arte milenar japonesa muito usada para embalar roupas, presentes e outras coisas, usando apenas tecidos e nós, sem precisar de tesoura, costura ou fita adesiva. A utilização deste sistema de acondicionamento e transporte tem origem nos banhos públicos (ofurôs), durante o período Edo, para onde as pessoas levavam suas mudas de roupa dobradas e embrulhadas numa trouxa, a qual denominaram Furoshiki (Furo = banho + Shiki = abrir, espalhar). Com o tempo, o costume perdeu-se e as famigeradas e poluentes embalagens descartáveis, como os sacos plásticos, impuseram-se, mas, recentemente, as preocupações ambientais trouxeram um novo fôlego à arte do embrulho {Oba!}, já que os tecidos podem ser reutilizados.
Hoje em dia, essa técnica de dobradura está super na moda e outros tipos e dimensões de tecido estão entrando em cena. O Furoshiki tem sido bastante utilizado pelos mais antenados para substituir as sacolas plásticas nos supermercados e também para transportar outros objetos, como garrafas, livros, potes com comidas e até mesmo tudo aquilo que as mulheres carregam regularmente nas bolsas. Mas o que eu acho mais legal mesmo é poder usar essa técnica pra embrulhar presentes, não só pela redução do uso de papéis, mas porque a pessoa que recebe pode usar o tecido para outra coisa depois, então, a embalagem passa ser também um presente.
Há centenas de maneiras de amarrar um furoshiki, porém, o formato do tecido é sempre quadrado (com dimensões que vão desde 45cm X 45 cm até 2,40 X 2,40m) e a técnica de dobradura muda de acordo com o que você quer embrulhar. Confira algumas delas nas imagens abaixo e assista aos vídeos para aprender como fazer embalagens charmosíssimas e ecológicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário