maio 25, 2011

Proatividade


O primeiro hábito para alcançar o sucesso!

A maioria das pessoas não percebe que suas vidas são resultados de suas próprias escolhas ao longo do tempo. Isso acontece pelo simples fato de vivermos no automático - temos um instinto de reagir sem muita observação e, então, se algo não sai da forma que gostaríamos, encontra-se um "culpado" ou um "motivo" para justificar o nosso fracasso.
Retornando o assunto sobre hábitos- os passos para se tornar uma pessoa eficaz segundo Stephen Covey -, o primeiro hábito é o da proatividade. Ser proativo não significa somente sair fazendo tudo para todos, pelo contrário, ser proativo significa assumir responsabilidades, mas principalmente conosco mesmo e com nossas vidas, atitudes e escolhas.
Responsabilidade significa habilidade em responder a tudo que a vida nos apresenta, mas escolhendo conscientemente qual será a sua resposta, com calma, assumindo os deveres e usando o livre arbítrio para agir como achamos correto.

Esta atitude gera proatividade, pois passamos a agir em nosso próprio favor de maneira pensada e estratégica, sem mais reagir de maneira impulsiva e normalmente ineficaz. Assim, passamos a construir a nossa vida a partir do que acreditamos, não mais a partir dos acontecimentos externos.
Claro que, para realizar esta mudança, precisamos mudar nossos velhos hábitos e pararmos de agir como agem nossos pais e as pessoas próximas. Temos que passar a seguir nossa verdade e respeitar nossa avaliação pessoal - isto significa quebrar o padrão de comportamento reativo, ou seja, de reação conforme o comportamento alheio.
Quando assumimos esta postura, não mais cabe culpar os outros e as circunstâncias, muito menos viver na crítica e com a mente pessimista. Buscamos uma atitude positiva e firmada em nossos valores pessoais.
Quantas vezes ouvimos algo como: "Estava tudo bem, foi só encontrar Fulano que meu dia acabou", ou "estava tudo bem, mas aconteceu isso e agora me sinto desanimado". Ter esta postura é tornar-se refém dos acontecimentos externos e isso significa fracasso total em longo prazo, pois estamos sempre respondendo a estímulos externos, ou seja, se algo não sai como é desejado, imediatamente perde-se a vontade e também o foco no objetivo maior. A vida passa a ser controlada pelo comportamento dos outros e, assim, nos tornamos emocionalmente enfraquecidos.
Algumas vezes nos pegamos pensando: "Fulano está de cara feia, será que fiz algo?", e logo bate uma tristeza. Mas onde está o seu contato com você mesmo? Se você sabe que não há motivos para que o outro esteja chateado com você, porque se influenciar pela postura alheia?
Facilmente esquecemos que temos poder pessoal e, com isso, podemos escolher quem se quer "ser" e como deseja que sua vida seja. Seria essa uma vida controlada pelas pessoas e situações, ou uma vida controlada por nossa responsabilidade e proatividade? Uma vida de reações ou uma vida de ações construtivas, estratégicas e conscientes?
Precisamos parar de achar que tem sempre que ter alguém tomando conta de nós, e assumir as oportunidades de crescimento que a vida nos apresenta. Fazemos de tudo para conseguir algo - como um trabalho, por exemplo, e quando este trabalho chega e também os desafios, ao invés de se ter uma atitude de iniciativa perante eles, assumi-se o papel de vítima. Para muitos é mais fácil dizer que ninguém lhe ensinou algo, ou que algo não está dando certo porque seu chefe não é legal.
Mas e você, o que fez para responder a esta situação com proatividade? Teve iniciativa e força de vontade, ou se entregou à situação externa e se deu por vencido, achando que Deus e a vida não são bons com você? Tudo em nossa vida depende de nossa própria atitude e de nossa habilidade em reagir positivamente a situações. Pode acreditar: você é responsável por tudo que lhe acontece e pela vida que tem!
Agora, quando você encontrar um desafio, responda:
- O que posso fazer? Qual alternativa eu tenho?
- Posso mudar minha atitude perante esta situação? Qual seria a atitude mais inteligente e ao meu favor?
Tenha em mente que você tem direito de escolha, sempre, então não descarte esta possibilidade e seja consciente que você pode fazer tudo, e melhor ainda, da maneira que escolher.
Se você achar que a "felicidade" virá se você tiver isso ou aquilo, se atente: isso não é real! É viver de ilusão, pois o problema está dentro de você.
O melhor vem de dentro para fora! Passe a observar como se comporta, exercite esta capacidade e também observe como agem as pessoas com quem convive - não para criticá-las, mas para apurar o seu próprio comportamento e, então, fazer a sua escolha!
Texto: Aline Pastori - Terapeuta holística / www.institutoalinepastori.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário