junho 12, 2011

Por onde começar

Principais tópicos desta aula

  • Reconheça o seu jeito de ser e de morar - busque exemplos do que gosta em revistas, filmes e sites.
  • Mostre aos arquitetos e designers de interiores (profissionais recomendados para materializar o seu sonho de morar bem) exatamente quais são as suas pretensões com a reforma ou projeto de decoração.
  • Não se estresse se a obra parecer rápida no começo e lenta no final – este, normalmente, é o ritmo normal das alterações que sua casa sofrerá.
  • As etapas de uma obra clássica são: demolição, infraestrutura (redes de hidráulica e elétrica, pontos de ar condicionado e som, novos batentes e caixilharia), reconstrução de alvenaria e forros, colocação de piso e revestimentos de parede, medição da marcenaria e outros trabalhos sob encomenda, primeira demão de tinta (enquanto os trabalhos sob encomenda são executados) e acabamento final (pintura).





Diário da obra


 O segredo da boa aparência de um piso de madeira é seguir a risca as recomendações 
do fabricante quanto aos cuidados com o contrapiso e fixação das tábuas ou tacos. Alguns já vêm prontos, com o verniz aplicado. Outros não. Neste caso, deve-se esperar cerca de 15 dias após a instalação para dar o acabamento no piso. No dia-a-dia jamais use cera ou lustra-móveis, isso encurta a vida útil do verniz.

Como um organismo vivo, toda obra tem seus
momentos próprios. Há períodos de grande efervescência e há períodos de silêncio, onde tudo parece andar vagarosamente. O início é sempre mais ligeiro. Trata-se da demolição e retirada dos materiais – pisos, paredes, caixilhos, janelas, portas. Finda essa etapa, começa a parte de infra-estrutura, quer dizer, redes de hidráulica e elétrica, distribuição dos pontos de ar condicionado e de som, instalação de novos caixilhos, portas, batentes, etc. O ritmo tornasse mais vagaroso. A fase seguinte compreende a reconstrução de alvenarias, instalações de forros e gesso, bem como a aplicação dos revestimentos de piso e parede. Saiba que este é o momento mais complicado, pois é quando vários tipos de mão de obra atuam ao mesmo tempo. Ter o respaldo de um arquiteto ou designer de interiores nesta hora irá poupar muita dor de cabeça. É nesse ponto também que se faz a medição de tudo o que será executado sob encomenda: marcenaria dos armários e closets, lareira, pisos paginados, entre outros itens. De repente, então, parece que as coisas não andam mais. A calmaria se deve aos trabalhos que estão sendo feitos à distância, que serão concluídos em prazos que variam entre 20 e 60 dias. Enquanto isso, o pintor pode dar as primeiras demãos de tinta e o gesseiro terminar os forros. Só depois de tudo instalado é que as paredes receberão o acabamento final e a obra terminará.

Obra iluminada

Não deixe os profissionais trabalharem com pouca luz. Se o pintor, o gesseiro ou o azulejista, por exemplo,
atuarem em ambientes sem iluminação adequada, haverá falhas no acabamento, que só serão notadas
depois de tudo pronto, com as luminárias instaladas. Já imaginou, ter que chamar toda essa gente de novo

 Para evitar estragos na decoração, é recomendável testar a lareira antes de a casa ficar totalmente pronta – sempre pode acontecer algum tipo de entupimento durante a obra e a fumaça acaba voltando para o ambiente.


Compras antecipada

 Até por questão de economia, muitos materiais 
podem ser comprados antes do início da obra. 
Revestimentos cerâmicos estão entre eles, no 
entanto, certifique-se de que o produto não
sairá de linha durante a instalação. Mesmo 
comprando os 10% a mais, o que é de praxe, 
sempre se corre o risco de perdas na colocação.
 Louças sanitárias e metais são itens que podem ser adquiridos antes do início da obra. 
Para não ter que sair mais tarde em busca de componentes compatíveis com o modelo escolhido, compre tudo ao mesmo tempo: parafusos, porcas, tubos de conexão, etc.



 Rodapés invertidos são elegantes, mas se trata de uma obra minuciosa. Isto porque haverá muitos pontos de encontro – caixilhos, portas, batentes, degraus...- e se as curvas ou ângulos não estiverem perfeitos, o resultado será ruim.





Louça sanitária é outro item que pode ser adquirido com antecedência. Atenção aos 
acessórios. Compre todos (parafusos, porcas, tubos...) na mesma hora, para não ter que 
sair mais tarde em busca de componentes compatíveis com o modelo escolhido.


Compras antecipadas





Prefira o especialista

Por mais que o azulejista seja caprichoso, saiba que provavelmente ele não será o melhor aplicador de pastilhas. Nem o serralheiro que fez um excelente trabalho no portão da garagem terá o mesmo 
sucesso na tão sonhada porta social de aço. Isso porque cada profissional tem suas habilidades e, quando fora de seu ofício, pode não render tão bem. O mais prudente é contar com mão de obra 
especializada, indicada por quem entende do assunto. 






 A melhor distribuição de móveis será sempre aquela pensada enquanto o ambiente está vazio. Caminhe pelo espaço, observe a posição do sol, veja onde estão os pontos de luz e as tomadas, avalie o tamanho das janelas e a posição das portas. Tudo isso dará subsídios para que as peças se posicionem de forma a não comprometer a circulação e se ganhe mais conforto e aconchego.



Por conta própria ou com a experiência de um profissional 


 De acordo com a complexidade do projeto, um móvel sob medida pode demorar até 60 dias para ser instalado no local. Para ganhar tempo, programe sua medição na obra quando a alvenaria estiver entrando em sua fase final. Assim, enquanto o pedreiro termina a sua parte, o marceneiro estará a pleno vapor em sua oficina e, provavelmente, entrará no imóvel não muito depois das paredes concluídas.


Aula 1Por onde começar?
por Roberto Negrete

Teoricamente e com muita energia, é possível à qualquer pessoa Teoricamente, com um bom planejamento e cuidar de sua própria obra e decoração. No entanto, o risco de percalços pelo caminho é muito maior quando a figura de um profissional experiente não se faz presente.Se bem orientados, arquitetos e designers de interiores têm condições de materializar os desejos e sanar necessidades dos clientes. Mas para que isso aconteça é preciso que você saiba muito bem quais são suas pretensões. Assim, o primeiro passo é reconhecer o seu jeito de ser e de morar, bem como o que espera de cada ambiente. Deixe tudo às claras para o profissional. Se não conseguir se explicar por palavras, exemplifique com fotos de revista, filmes, etc. Só assim ele poderá criar um projeto ideal. E, se quando ele vier com o detalhamento executivo e com a planta de distribuição de mobiliário você não entender, esclareça todas as suas dúvidas. Com certeza sairá bem mais barato do que se deparar com um resultado final desastroso. Por conta própria ou com a experiência de um profissional?O bom resultado de toda obra e decoração está diretamente ligado a qualidade do profissional de interiores contratado. Pesquisar é fundamental. Consulte revistas especializadas, navegue pelo  site www.casapro.com.br, visite mostras de decoração e conte sempre com o aval de amigos. Conhecendo trabalhos prontos do car tanto seu desempenho, quanto profissional, é possível verifique seu estilo. Avalie mais de um escritório e compare pontos comuns, como honorários e forma de trabalho. Depois, decida-se pelo que mais se afina com sua personalidade e orçamento




 Empapelar as paredes do lavabo: se você tem habilidade e paciência, eis uma obra simples que pode ser feita em poucas horas. O importante é seguir as recomendações do fabricante quanto à cola e acessórios necessários. Aqui, o designer de interiores Roberto Negrete usou um papel de parede que reproduz madeira clara.
 De acordo com a complexidade do projeto, um móvel sob medida pode demorar até 60 dias para ser instalado no local. Para ganhar tempo, programe sua medição na obra quando a alvenaria estiver entrando em sua fase final. Assim, enquanto o pedreiro termina a sua parte, o marceneiro estará a pleno vapor em sua oficina e, provavelmente, entrará no imóvel não muito depois das paredes concluídas.
 Rodapés invertidos são elegantes, mas se trata de uma obra minuciosa. Isto porque haverá muitos pontos de encontro – caixilhos, portas, batentes, degraus...- e se as curvas ou ângulos não estiverem perfeitos, o resultado será ruim.
Faça escolhas para simplificar e tornar mais prazerosa a vida dentro de casa. Neste caso, o canto de pintura da adolescente ganhou piso revestido de laminado melamínico branco, fácil de limpar e de deslizar a cadeira com rodízios.







Aula 1
Por onde começar?
por Roberto Negrete
A aula inaugural do Curso de Decoração Casa Claudia 2010 foi dada pelo 
designer de interiores Roberto Negrete. Argentino por nascimento e brasileiro 
por opção, desde 1982 atua em São Paulo na área de projetos residências. 
Por três anos foi Presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de 
Interiores, deixando o cargo no final de 2009. Para falar sobre os primeiros 
passos de uma obra e decoração Negrete escolheu como cenário a bela 
Pinacoteca do Estado de São Paulo, o museu mais antigo da cidade, cujo 
prédio foi projetado em 1897 pelo escritório de Ramos de Azevedo





Aula 1
Por onde começar?
por Roberto Negrete
Teoricamente, com um bom planejamento e 
muita energia, é possível à qualquer pessoa 
cuidar de sua própria obra e decoração. No 
entanto, o risco de percalços pelo caminho é 
muito maior quando a figura de um profissional 
experiente não se faz presente. Se bem 
orientados, arquitetos e designers de interiores 
têm condições de materializar os desejos e sanar 
necessidades dos clientes. Mas para que isso 
aconteça é preciso que você saiba muito bem 
quais são suas pretensões. Assim, o primeiro 
passo é reconhecer o seu jeito de ser e de morar, 
bem como o que espera de cada ambiente. 
Deixe tudo às claras para o profissional. Se não 
conseguir se explicar por palavras, exemplifique 
com fotos de revista, filmes, etc. Só assim ele 
poderá criar um projeto ideal. E, se quando ele 
vier com o detalhamento executivo e com a 
planta de distribuição de mobiliário você não 
entender, esclareça todas as suas dúvidas. Com 
certeza sairá bem mais barato do que se deparar 
com um resultado final desastroso. 
Por conta própria ou 
com a experiência de
um profissional?
O bom resultado de toda obra e decoração está diretamente ligado 
a qualidade do profissional de interiores contratado. Pesquisar 
é fundamental. Consulte revistas especializadas, navegue pelo  
site www.casapro.com.br, visite mostras de decoração e conte 
sempre com o aval de amigos. Conhecendo trabalhos prontos do 
car tanto seu desempenho, quanto profissional, é possível verificseu estilo. Avalie mais de um escritório e compare pontos comuns, 
como honorários e forma de trabalho. Depois, decida-se pelo que 
mais se afina com sua personalidade e orçamento





Nenhum comentário:

Postar um comentário